quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Campanha Ajude Caio e Transplante de Medula Óssea

Boa tarde, queridos!

Quem é de Teresina-PI já deve ter ouvido sobre a campanha #ajudecaio, mas pra quem não é, copio aqui um trecho do site Ajude Caio para que entendam melhor do que se trata:


SOBRE O CAIO



"Olá, Meu nome é Caio, tenho 4 anos e sou de Teresina (PI). Há dois anos venho sendo tratado de uma Leucemia (LLA) bastante resistente aos quimioterápicos, que agora está bastante agressiva ao meu pequeno corpo. Estou há quatro meses em São Paulo e meus pais largaram TUDO, inclusive seus empregos, para me acompanhar nessa trajetória. Hoje minha única chance de cura é o transplante de medúla óssea (TMO). Mamãe conseguiu engravidar para tentar me salvar, nasceu meu irmãozinho Léo, que hoje têm 6 meses e para a minha alegria, ele é 100% compatível comigo. Mas o tratamento é bastante caro, pois além de remédios caríssimos, por sermos pequeninos, requer uma equipe médica altamente qualificada e experiente. Por isso estou aqui, pedindo a ajuda de todos para que eu possa sorrir e voltar a ser criança novamente, qualquer quantia é bem vinda, e agradeço do fundo do coração à todos que puderem contribuir de alguma forma. Agradeço a todas orações e gostaria de dizer o quanto isso está contribuíndo espiritualmente para mim! A luta continua, mas temos muita fé em Deus !"


Quem puder ajudar, acesse o site www.ajudecaio.com para mais informações sobre como fazê-lo.

A Make a Memory irá converter 5% de todos os contratos fechados este mês para a campanha, independente do total. Acredito que, cada um fazendo um pouco, a família do Caio conseguirá seu objetivo.



SOBRE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

Vale ressaltar que, assim como o Caio, muitas outras crianças e adultos dependem de transfusão de medula óssea para a cura de diversas patologias. Além do dinheiro para os procedimentos, que é o que falta à família do Caio neste momento, encontrar um doador compatível é uma missão árdua e dolorosa. A mãe do Caio recebeu a bênção de conseguir gerar um novo filho, que se mostrou totalmente compatível para seu irmão. Mas qualquer um de nós, em qualquer lugar do mundo, pode ter a sorte de ser compatível com alguém que depende da transfusão para ter uma VIDA. 

E como podemos ajudar? Simplesmente nos cadastrando como doadores de medula óssea!! Basta se dirigir ao Hemocentro do seu estado e se cadastrar como doador voluntário de MO. Lá você preenche um cadastro e retira APENAS 5m de amostra de sangue para testes. Seus dados e os resultados dos testes são armazenados nos Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil!! Não consigo nem imaginar o sofrimento de uma família que depende de um número destes como diferença entre a vida e a morte! Portanto, quanto mais doadores estiverem cadastrados, maior será a chance de encontrar um doador compatível!

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que não possua doença infecciosa ou incapacitante poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

Há tempos digo que irei ao Hemopi me cadastrar e nunca paro para ir... Na nossa vidinha ocupada do dia-a-dia, deixamos essas coisas para depois, e o "depois" nunca chega. Faço esta confissão porque sei que o mesmo deve acontecer com muitos de vocês... Não por má vontade ou falta de solidariedade, mas é que muitas vezes temos a tendência em só atentarmos para algum problema quando ele acontece perto de nós, e acho que deveríamos nos policiar para não agir assim... Não sou parente nem próxima da família do Caio, mas tenho sobrinhos que amo mais que tudo e espero um dia ser mãe, então não gostaria nem de pensar como seria estar no lugar de uma família que passa por algo assim. Recentemente soube do caso de duas crianças, irmãos, que foram diagnosticados com o Mal de Lorenzo (adrenoleucodistrofia - ALD), patologia rara e que também depende de transfusão de MO, e me parece que a família está aguardando resultados de compatibilidade para os dois irmãos... 

Enfim! Agora prometi a mim mesma que irei tirar umas horinhas da minha vida para fazer algo que é tão simples, mas que pode ter um significado imensurável para alguém em algum lugar... E convido a todos de bom coração que façam o mesmo. Contribuam com o que puderem para ajudar o Caio, e lembrem-se também de um gesto fácil e rápido que pode fazer de você o salvador de uma vida.

Um grande abraço a todos!

Com carinho, 

Carol


[Informações sobre doação de medula óssea - Fonte: INCA, Ministério da Saúde]

2 comentários:

  1. Por favor, ajudem Caio nessa luta.É uma criança que tem muita vontade de viver,basta olhar esse grande sorriso.

    ResponderExcluir